24 de set. de 2009

Paraty em foco - I


Abertura do Paraty em Foco 2009. Na agenda: a fotografia brasileira.


Quinto Paraty em foco, sem dúvida, a melhor conjuntura possível para tomar o pulso da fotografia brasileira contemporânea em um único evento, de 5 dias. De quebra, interagir com parte do que se está fazendo de importante no exterior. Noite de abertura, um tom claramente mapeou uma perspectiva do evento.

Na noite de abertura, exibição do filme inédito "Encontros com a Fotografia" dirigido e coordenado pela curadora e crítica de fotografia Simonetta Pesichetti. O filme é muito bonito e bem editado, em nenhum momento cansativo. É movido pelo mote dos 40 dos mais importantes fotógrafos brasileiros da contemporaneidade que passaram pela galeria da FNAC na última década. Foi a FNAC que patrocinou a realização do filme.

O resultado? Tem o grande mérito de fazer um panorama do que pode ser a fotografia hoje no Brasil. Numa leitura mais subjetiva, pode ser assimilado como uma busca de uma identidade fotográfica brasileira. Este percurso é feito em paralelo a definições de questão de autoria, da fotografia documental, de como o digital se incorpora à rotina de trabalho e muitas outras ponderações que simultaneamente propõem o subtexto: pode-se falar em uma cara para a fotografia nacional?

Esse foi um assunto também presente na entrevista que Simonetta fez após a exibição, com Miguel Chikaoka (Belem-PA) e Thiago Santana (Juazeiro-CE). Para Thiago Santana "é uma fotografia pulsante, em busca de espaços". Já Chikaoka atrelou essa busca de definição de uma certa fotografia à necessidade de educação e aprendizagem do visual e do olhar.



Abertura do Paraty em Foco: Simoneta Persichetti entrevista Thiago Santana e Miguel Chikaoka.


Esse tom é positivamente sintomático justamente em um festival que abre um espaço para a produção da fotografia regionalizada (principalmente a pernambucana), sobreposta ao fato de ter na abertura um filme que também se debruça sobre o assunto na escala brasileira e, por fim, tem esse tom mantido na estrevista de abertura!

Amanhã o autofoco sai a campo para verificar o que essas e outras tendências reverberam.
Durante o festival, e depois também, o AutoFoco vai ficar soltando o que viu, entrevistou e percebeu como tendências presentes nos debates e conversas.

E isso foi só o primeiro dia...

Marcadores: , , , , ,

1 Comentários:

Às qui. set. 24, 06:45:00 PM 2009 , Blogger teste disse...

Por enquanto, to segurando a barra por aqui... Aproveita ai, sócio!! Abraços!!

João Guilherme - Co-editor Af de Autofoco

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial