Originais do sampler: De Loretta Lux à Larisa Kulik
Foto: foto? > Larisa Kulik.
Não basta uma Loretta Lux, ainda aparece Larisa Kulik. Vale ver! O visual, a composição, a trama alegórica e os truques de referência às artes plásticas e à própria história da fotografia são muito bem executados.
Serve para alimentar o falso problema e os argumentos-clichês em torno de se fotografia é arte, se a foto é um chassi para experimentos, se está sendo vampirizada pelas artes plásticas , etc, etc.
Mas serve também para perceber caminhos "por onde" e "para" a fotografia se estabelecer em novas frentes. Minha grande dúvida em relação a esse tipo de trabalho é se, daqui a alguns anos, não estaremos nos referindo a essas imagens como algo datado, que foi produzido dentro de um eixo tecnológico, fotográfico e cultural específicos.
Estamos vendo nascer o gênero "fotografia-sampler"?
A história da fotografia está cheia dessas aberturas de precedentes. Poucas ficam como referência. Para além do "se é bom ou não", só não aceito ver isso como experimento. É tudo, absolutamente tudo, muito cauculado, meticuloso e premeditado.
P.S. "Originais do Sampler" é uma iniciativa de criação de música que existe em Recife.
.
Marcadores: artes plásticas, fotografia digital, fotografia experimental, Larisa Kulik, Loretta Lux
1 Comentários:
Rapaz,
Eu concordo com vc, sim. Acho que tudo isto é muito calculado. Digamos, uma fotografia de resultados. Não me emociona, ao contrário, acho falso e pretensioso, além de uma pitada de falsa pervessão moderninha. Mas faz um sucessão! Quanto a ser datado, fico com o Picasso, vamos tratar disto daqui a cinqüenta anos. Tenho a impressão que também os plug-ins do lightroom correm este risco. Me lembra aquele filme Love Story, e de fotógrafos da década de 70 com seus filtros “Fog”. É uma discussão difícil, Loreta, Sanguinetti..., e a tal fotografia contemporânea “liberta da opressão do documental”, é tanta teoria e no final uma imagem que valia mais que mil palavras, na fotografia contemporânea, uma imagem precisa de mil palavras para se saber que danado é!!!!!!
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial