18 de fev. de 2010

Confira Restrepo: documentário feito por fotojornalista com pedigree.

Para por na agenda: Restrepo. A guerra vista de perto.

Tim Hetherington, vencedor do WPP de 2008, passou um ano no Afeganistão, com o jornalista Sebastian Junger, filmando para a ABC News e "Vanity Fair" o cotidiano de um pelotão no vale do Korengal.

"Restrepo" é um documentário com pedigree. Junger escreveu o "best-seller" "The Perfect Storm", que deu origem ao filme "Tempestade Perfeita", Hetherington ganhou o prémio máximo da World Press Photo pelo retrato de um soldado exausto exatamente no mesmo vale afegão.

O título do documentário, "Restrepo", é o nome do posto avançado improvisado em que 15 homens se entrincheiravam, cujo nome foi dado em honra de um paramédico morto no local. O documentário não tem legendas, narração ou brincadeiras gráficas. É cru como a guerra.

O filme ganhou o Grande Prémio do Júri de Sundance na categoria de documentário. Impossível não lebrar do filme de Christian Frei sobre James Nachtwey, war photographer, de 2001. Mas as semelhanças acabam por aqui. Lá era um filme sobre um fotógrafo de guerra. Aqui é um filme sobre a guerra, feito por um fotógrafo e um jornalista.

Conferir trailer abaixo, ou via Youtube, em HD.

Conferir site do documentário.


.

Marcadores: , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial