12 de dez. de 2009

Arnaldo Carvalho, do Jornal do Commércio de Recife/PE, Ganha prêmio Esso de Jornalismo


Foto: Arnaldo Carvalho/ Jornal do Commercio.

Quem acompanha o AutoFoco sabe que damos uma atenção especial ao fotojornalismo local, até pelo fato do blog ser redigido a partir de Recife. Pois bem, a edição deste ano do Prêmio Esso de jornalismo - a mais importante premiação de jornalismo no Brasil - teve como ganhador o Fotógrafo Arnaldo Carvalho, com a foto "feridas abertas da fome" de uma menina, do sertão pernambucano, cega devido à fome.

É um prêmio que vem na sequência de outros reconhecimentos que o jornal vem obtendo nos últimos anos. É óbvio que prêmio não aumenta vendagem de jornal, mas sinalizam, de um modo claro que determinado trabalho vem obtendo relevância no cenário nacional.

Vale ainda o registro que no mesmo Prêmio Esso de jornalismo, o Jornal do Commercio ainda levou dois outros prêmios, um com o trabalho Os Sertões (Fabiana Morais e Schneider Carpegiani) publicado em 9 de agosto, e o de Criação gráfica (Bruno Falcone e Yana Parente) do mesmo caderno. São dois prêmios para um mesmo caderno especial onde, vale lembrar, as fotografias de Alexandre Severo, cumprem um papel central.

É a primeira vez nos 54 anos do Prêmio Esso que um jornal do Norte e Nordeste tem um trabalho escolhido como o melhor do País. Deixando de ser reconhecido como prêmio regional. Na mesma edição do prêmio, o Diário de Pernambuco, levou o prêmio regional, pelo especial Quilombolas, os direitos negados de um povo.

São reconhecimentos públicos do trabaho e do esforço das equipes. Mas são demonstrações que o investimento em capital criativo, em trabalho fotográfico que saia do padrão-clichê redação-pauta-volta pra casa, tem capacidade de ir contra o senso comum que o fotojornalismo está em crise.


Mais detalhes, aqui. Galeria com todo o material feito por Arnaldo, aqui.

.

Marcadores: , , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial