12 de dez. de 2009

Retrospectiva 2009, Expectativa 2010. Parte IV

Retrospectiva 2009, Expectativa 2010. Parte IV.

Agora é a vez de Fernando Neves, galerista, que comanda a Arte Plural Galeria, em Recife/PE. Fernando, gentilmente aceitou o convite do AutoFoco e, como pode se ver adiante, disseca 2009 de um modo muito direto e objetivo, ressaltando que foi um momento de avanços e divisão de águas para a fotografia do Estado.

"Para a Fotografia de Pernambuco, sem dúvida, no plano nacional, o destaque foi o espaço conquistado no 5º Festival Internacional de Paraty. Já comentei com alguns dos integrantes da caravana pernambucana que invadiu as ruas de pedras daquela cidade, que, talvez, não tenhamos nos preparado, coletivamente, para o tamanho da janela (ou seria porta?) que se abriria ali. Contudo, foi um belo instante!

Na esfera local, a conquista da Coordenadoria de Fotografia, da Fundarpe, foi muito importante. Já ajudou na realização da 3a. Semana do Recife, onde destacaria a mesa coordenada por Breno Laprovítera, com a impagável e instigante participação de Xirumba, a rica história do mestre Alcir, as inacreditáveis histórias de Tadeu Lubambo. Muito, muito bom.

Também não poderia esquecer, durante a Semana, das importantes presenças de Rosely Nakagawa, Clicio Barroso, Rogério Reis, Juan Esteves.

A atuação da AESO (leia-se, Geórgia Quintas), no bacharelado de fotografia, já tem mostrado ótimas revelações e levantado, consideravelmente, o nível das discussões nas listas e nos encontros em torno da fotografia.

O "Olha,Vê", sucesso de público; o livro "Man Ray e a Imagem da Mulher", sucesso da crítica; os importantes premios conquistados por Ivan Alecrim, Marcos Michael, Alexandre Severo (para mim fez a "foto do ano" com o lindo ensaio "À Flor da Pele"). Desculpem aqueles que esqueci de citar.

No campo mais pessoal, não poderia deixar de falar das ações da Arte Plural Galeria, com exposições de Walter Firmo, Eduardo Queiroga, Clicio Barroso, Thomaz Farkas. Finalizando o ano com a mostra do "Catálogo ARTE PLURAL de Fotografia 2009" (outra batalha conquistada!). Entre os 16 participantes do catálogo e da mostra, mestres e alunos, numa perfeita sintonia sob o olhar da curadoria de Simonetta Persichetti. A professora Simonetta marcou forte presença, durante o ano, entre nós. Nas curadorias, nas entrevistas com os artistas e nos importantes contatos, tivemos nela uma excelente parceira.

Aliás, foi o trabalho e a atenção da Simonetta, que possibilitou a APG avançar mais alguns passos, sendo, inclusive, a única galeria convidada - fora do eixo RJ / SP - a ocupar um espaço expositivo no Paraty em Foco.

Ainda em 2009, a APG trouxe oficinas de Iatã Canabrava, Cristiano Mascaro, Clicio Barroso e Miguel Chiakaoka.

Em parceria com o Grupo F1, da UFPE, realizamos o projeto "Visor Plural" durante o primeiro semestre deste ano.

Em paralelo, buscamos consolidar o "Atelier de Impressão" como um birô de serviços diferenciado pela exclusividade do atendimento e a qualidade dos produtos e equipamentos. Importantes trabalhos e portfólios foram impressos em 2009, com a marca do ADI, para Bárbara Wagner, Jonathas de Andrade, Rodrigo Braga, Marcos Michael, Alexandre Severo, Clicio Barroso, Beto Figueiroa, Roberta Guimarães, Fred Jordão, Eduardo Queiroga, Mateus Sá, entre tantos.

Em outro flanco, formalizamos aqui a primeira filial da Associação de Fotógrafos Fototech, que possibilitará a defesa de posições e de projetos de interesse dos fotógrafos associados, seja no nível local ou no nacional.

Para 2010 novos desafios.Começando em março com a primeira edição da série de coletivas "Pernambuco Convida". Diálogos entre os nossos fotógrafos e os de outras regiões do País, através das imagens.Vamos lutar para reforçar a Semana do Recife, antecipando o projeto e, consequentemente, os patrocinios.Precisamos olhar prá frente e buscar novos patamares, pois, temos um bom lastro em nossa história e formação.

É isso!

.

Marcadores: , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial