7 de jan. de 2009

Magnum - II: 50 anos da revolução cubana



Há 50 anos, precisamente em janeiro de 1959, o então ditador de Cuba, General Fulgencio Batista, dexou Havana após perceber que seu governo não poderia mais suportar a aboradagem e o estreitamento do cerco das forças rebeldes lideradas por Fidel Castro.

Através dessa data central na história de Cuba, hoje ela representa dois ciclos: o fechamento do que foi iniciado em 1953, quando rebeldes cubanos, incluindo Raul e Fidel Castro, falharam na tomada de um acampamento militar em Santiago de Cuba. O que representou, na verdade, o impulso para a retomada, depois, com outros rebeldes, da campanha que terminou com a tomada do poder, em 1959.

O outro ciclo, mais óbvio, representa o meio século desde a entrada das forças rebeldes em Havana, o que resultou na chegada de Castro ao poder, ao banimento do governo de Batista, com execuções e prisões de seus membros.

No site da Magnum, pode ser acessado um bom material da cobertura dos acontecimentos da época. Documento valioso para ilustração da revolta que resultou no primeiro governo socialista das américas. Para ser visto junto com o outro post, também de material da Magnum, sobre a mesma revolução, 50 anos depois.

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial