2 de jan. de 2009

"Biblia" do fotojornalismo em sua sexta edição




Não é exagero afirmar que o livro de Kenneth Kobré, Photojournalism: the professionals' approach (fotojornalismo, a abordagem dos profissionais) tem se consolidado, edição após edição (vem sendo reeditado e ampliado desde os anos 1990), na bíblia dos manuais de fotojornalismo. Não é apenas um guia técnico e prático. É isso também e muito mais.

O livro é construído com exemplos da realidade factual, isso inclui também os exemplos de uso da tecnologia. Por falar nisso, nesta edição, já não se fala mais em filme, processo fotoquímico, etc. exceto, raramente, como algo vinculado à práticas do passado. É um guia já assente em torno da realidade digital e em redes. Há, por exemplo, capítulos que já abordam a sobreposição do fotojornalismo com as linguagens do vídeo e os recursos em multimídia.

Esta edição de 2008, decididamente, oferece não somente uma atualização ao estado da prática atual, como também deixa, de quebra, boas idéias e sugestões ao longo do texto.

É um livro que serve tanto ao estudioso/ pesquisador do assunto, como também ao profissional avançado e ao principiante. Tem o mérito de ser bem organizado, com exemplos relevantes e atuais. Recomendado. Vale cada centavo de real pago nas suas mais de 500 páginas. Todas elas com fotos e/ou ilustrações.

Acompanha ainda DVD, com muito material complementar.

disponível na amazon e na livraria cultura.

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial