17 de dez. de 2009

Retrospectiva 2009, Expectativa 2010. Parte VI

Direto de Natal/RN para o Natal, vem a avaliação de Marcus Ottoni, fundador e diretor de redação do Jornal da Fotografia, iniciativa pioneira que tem mantido continuidade.

Decálogo 2009 de dois pontos apenas.

Durante os 349 dias do ano que está chegando ao seu final, daqui a 16 dias, muitas coisas aconteceram que poderiam ser inseridas num decálogo de coisas boas, nesse retrô 2009. Mas ficarei com um acontecimento que marca decisivamente a fotografia em todas suas tendências e segmentos no Rio Grande do Norte: o lançamento e a continuidade mensal do JORNAL DA FOTOGRAFIA que chega no final do ano em sua sétima edição. E não apenas por ser uma publicação voltada para o debate sobre a fotografia e o trabalho de fotógrafos potiguares e de outros estados brasileiros. Mas pela proposta de ocupar um espaço rico em informações e carente de divulgação.

O melhor é que o mérito dessa façanha não é meu, ou de Brum, ou de João Maria que desistiu do projeto. É sim de todos aqueles, homens e mulheres, que fazem da fotografia o ganha pão, o hobby, o entretenimento, o lazer, o descompromisso da documentação casual, ou mesmo a brincadeira espontânea de congelar momentos vários captados em ângulos diversos por olhos sempre atentos ao prazer que emana do toque sutil da luz em formas e cores tantas e tão perfeitas, que mesmo não existindo luz, ela se faz presente em tons e semitons de sombras e detalhes da inexistência da luz.

Ah! Não podia deixar passar. O debate promovido pelo Grupo F1 na Faculdade de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco sobre a crise no fotojornalismo, é sem dúvida um acontecimento que merece ser destacado pela oportunidade do debate aberto e rico pela experiência profissional de fotógrafos jornalistas de alto nível e a participação efetiva dos estudantes que coroaram a iniciativa com o sucesso comum aos eventos que reúnem talento, competência, seriedade e respeito a profissão que se adotou para sobreviver e ver a luz se fazendo imagem em um mundo que teimamos em melhorar para ser mais justo para todos.

Para 2010... consolidar, ampliar, manter e trabalhar muito... sem perder a alegria, jamais...

Um abraço... Marcus Ottoni.

.

Marcadores: , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial