24 de nov. de 2008

Abaixando a Máquina, neste domingo, no Visor Plural.

Para quem é de Recife e gosta de fotografia, todo último domingo de cada mês se tornou um programa obrigatório ir a Arte Plural Galeria conferir a sessão Visor Plural.



O Projeto, que é uma parceria do Grupo de pesquisa em fotografia da UFPE, o F1, e a Arte Plural, exibe, neste domingo próximo, o polêmico documentário: Abaixando a máquina: Ética e dor no fotojornalismo carioca, dirigido por Guillermo Planel junto com Renato de Paula em 2008. É a primeira exibição do filme no Recife.

A narrativa é simples, embora o problema seja complexo. Abaixando a Máquina ilustra o dia-a-dia dos fotógrafos de jornais do Rio de Janeiro, preocupando-se, sobretudo, em problematizar a questão da ética no ato de fotografar. A partir daí, o filme transita nas angústias e dilemas vividos pelos fotógrafos no exercício dos seus trabalhos.

O filme cobriu o intervalo de um ano de trabalho dos fotógrafos. Evandro Teixeira, Ignácio Ferreira, Flávio Damm, Marcos Tristão, Marcia Folleto, Wânia Corredo, Severino Silva, Domingos Peixoto, Wilton Jr. Custódio Coimbra, ... são alguns dos nomes presentes neste documentário.

Menos preocupado em definir o que é ética, do que permitir que o espectador que amplie seu horizonte de possíveis conclusões, o filme contribui para alimentar o repertório atual da compreensão vida urbana e do fotojornalismo atual.

Para complementar, após o filme haverá um debate com a presença de Edgar Rebouças, Professor de Ética do curso de Jornalismo da UFPE, e Jarbas Jr, Editor de Fotografia do Jornal do Commercio de Recife.

Serviço: VISOR/PLURAL
Filme: Abaixando a Máquina, dirigido por Guillermo Planel e Renato de Paula, 2008. 65 minutos. Inédito no Recife.
Língua: Português. Pais de origem: Brasil. Ano 2008.
Data:30/11/2008 - domingo.
hora: 18:00
Local: Arte Plural Galeria (Rua da Moeda,N. 140. Recife Antigo)
Informações: 3424.4431 > http://www.artepluralgaleria.com.br/
Entrada: grátis.


O trailler de abaixando a máquina pode ser conferido abaixo.






Marcadores: , , ,

1 Comentários:

Às qui. nov. 27, 08:57:00 AM 2008 , Blogger clicio disse...

EXCELENTE iniciativa da Galeria Arte-Plural!
parabéns a todos os envolvidos.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial