8 de set de 2009

Leica apela para a numerologia e lança a M9


09.09.2009 é o dia da M9!

A série M da Leica já pertence à mitologia da fotografia. Foram "M"s as cameras de Cartier-Bresson, Robert Capa e uma penca de fotógrafos influenciados pela sua excepcional qualidade óptica, simplicidade de operação, robustez e infabilidade.

Tudo isso criou uma aura em torno da série M. A coisa é séria mesmo, tenho uma M5, fabricada em 1974 que funciona como um relógio. Semana passada fiz um rolinho de filme (sim, isso ainda existe!!!) e saiu impecável. Precisa, confiável e longeva, atributos incorporados em quase 1kg de aço industrial alemão. Nada de plástico, nada de policarbonato, nada da idéia que uma câmera fotográfica tenha que ser descartável.

Pois bem, depois de uma ligeira pisada na bola, com a primeira série M digital, a M8, a Leica anuncia amanhã a M9, programada a ser lançada exatamente no dia 09.09.2009.

O pacote promete: 18 Mpx de resolução, sensor full-size 24×36mm, obturador super silencioso (coisa que toda Leica série M se caracteriza), ausência de filtro anti-moiré, o que garante maior nitidez e gama de ISO de 80 a 2500. A M9 ainda faz a captura Raw no formato DNG, 16 bits por cor. vem ainda com o Adobe Lightroom, como aplicativo padrão.

É um lançamento de peso que vem na sequência da Leica S2, a médio formato com sensor, resolução e preço astronômicos. Para segurar a lenda e mantê-la viva, seguramente a Leica atentou para uma queda siginificativa de sua participação no mercado (ver quadro abaixo). Segundo a nota que saiu na Amateur Photography, (de 5 de setembro), no ano passado, a marca alemã sofreu com a crise geral mas por também estar meio "parada" no cenário, sem uma sequencia de lançamentos que impactasse positivamente no mercado.

Bem, além dos predicados dessa nova Leica, vamos ver se a numerologia mística do número 9 ajuda os números concretos e realistas da sustentabilidade financeira da tradicional marca alemã. Agora é olhar os "reviews" e ver se realmente a M9 impressiona!

Precinho... nada divulgado ainda. Só rumores que, como tudo da Leica, é cara, muito cara! Comprando ou não, dá para ir se deliciando com o prospecto em PDF que a Leica disponibiliza online.


Marcadores: , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial